Constatação de Responsabilidade - Queda Árvore

por Gestor da Informação - Renan Mendes última modificação 09/03/2023 00h18

Prezados, boa tarde! Venho por meio deste tentar esclarecer uma dúvida a respeito da responsabilidade pela árvore (pinheiro) caída no dia 09.11.2020, na Rua Horácio Klabin, frente ao Banco do Brasil. Com base na Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 gostaríamos de saber se V.Sas. eram os responsáveis pela referida árvore. Em caso negativo, gostaríamos que indicassem quem são os responsáveis pela mesma. Desde já agradeço a atenção. Atenciosamente,

: 13/02/2023 17h25
: Pedido de Acesso à Informação
: Ouvidoria
: 20230213172533
: Resolvida

Respostas

1

: renan
: 02/03/2023 17h03
: Tramitando

A Câmara Municipal de Telêmaco Borba agradece o contato.
Informamos que a solicitação foi aceita e será atendida em breve, dentro do prazo legal.

2

: renan
: 09/03/2023 00h18
: Resolvida

A Câmara Municipal de Telêmaco Borba agradece seu contato e entende a necessidade de esclarecimento sobre o fato mencionado.
Todavia, informamos que a Câmara de Vereadores não possui personalidade jurídica, portanto, nem a Câmara nem os vereadores são responsáveis pelo fato narrado. A competência da câmara restringe-se a elaboração legislativa e fiscalização do Poder Executivo. Sendo assim, quem responde sobre danos causados por bens municipais é o Poder Executivo,
No caso em estudo há de se observar onde a referida árvore estava plantada, se em via pública ou em propriedade privada, para então aferir a responsabilidade pelo dano causado pela sua queda. Para o caso de estar em via pública o município pode ser responsabilizado, mas se for dentro do terreno da instituição bancária, este responderia por eventual dano.
Deste modo, indicamos que maiores informações sobre o imóvel devem ser obtidas na Prefeitura Municipal e em caso de danos a terceiros, indicamos buscar os órgãos jurídicos competentes.

Sem mais para o momento, a Câmara Municipal de Telêmaco Borba permanece disponível para outras informações e esclarecimentos.

Lista de arquivos anexados

Esta solicitação ainda não contém nenhum arquivo anexado.

Ações do documento